Quer esclarecer suas dúvidas sobre aposentadoria MEI? Neste artigo explicamos os principais pontos para você compreender o tema
Diversas pessoas empreendem na informalidade e, por causa disso, não possuem direitos previdenciários, como a aposentadoria.
O motivo é que, sendo informais, elas não fazem recolhimento de impostos e nem de contribuição com o INSS (a menos que paguem os carnês de recolhimento).
Para que o governo federal arrecade mais e esses empresários se formalizem, surgiu o sistema Microempreendedor Individual ou MEI.
Entenda agora como funciona a aposentadoria para esses empreendedores formais e como se cadastrar.
Como funciona o MEI
O MEI é um programa de tributação criado pelo governo federal para as microempresas.
Ele não libera os empreendedores de pagar impostos, mas diminui de forma expressiva as alíquotas, além de as unificar no que é conhecido como contribuição mensal.
As exigências para que um negócio seja formalizado como MEI são poucas:
- É proibido ter sócio;
- O faturamento anual não pode ultrapassar R$ 81.000,00
Pessoas que exercem várias atividades podem se cadastrar como microempreendedoras individuais, como os tosadores, os professores particulares, os boneleiros e muitos outros.
Uma vez já sendo MEI, esse empreendedor tem de pagar a contribuição mensal corretamente e o boleto tem de ser impresso por ele próprio, pois o governo federal não o envia.
Além disso, é obrigatório fazer uma declaração anual de faturamento chamada de DANS-SIMEI.
Quais são os tipos de aposentadoria para MEI?
Os contribuintes da previdência social podem requisitar vários tipos de aposentadoria e esse direito se estende ao microempreendedor individual.… Clique aqui para ler o artigo completo