
Neste texto nós trazemos as principais orientações para você aprender a emitir boleto MEI
Iniciar um negócio já com grande infraestrutura é algo bastante difícil, pois o retorno é baixo no começo e a burocracia é bem alta.
Assim, quem vai abrir um negócio costuma optar por ser Microempreendedor Individual, o popular MEI. Esse tipo de empresa possui o suporte do governo federal, que até criou o Portal do Empreendedor.
Todavia, quem é registrado como MEI costuma ter duas dúvidas: se pode emitir boleto e, em caso positivo, como ele é emitido.
Se é o seu caso, veja aqui como funciona essa forma de cobrança de quem é Microempreendedor Individual.
Quem pode ser MEI?
Para ser reconhecido como MEI, é obrigatório que o empreendedor não tenha mais que um funcionário e que fique dentro do rendimento anual de R$ 81.000,00.
Assim, o governo federal “entende” que se trata de um negócio familiar, por exemplo, que nem chega à classificação de “empresa de pequeno porte” e, dessa forma, não pode arcar com toda a tributação e burocracia.
O MEI pode atuar em muitos tipos de atividades econômicas: pode fazer serviços de limpeza, de artesanato, de cuidado com os animais, de preparação de comida, serviços contábeis e muitos outros, todos listados no Portal do Empreendedor.
Como emitir boleto DAS MEI
O Microempreendedor Individual pode emitir boletos de cobrança para os seus clientes e o boleto de arrecadação fiscal obrigatória, que é chamada de DAS.
Apesar de a tributação de impostos ser bem mais baixa para esse tipo de negócio, é natural que ela exista e a guia de pagamento é essa DAS.
É muito importante que o MEI não deixe de quitar esse boleto, mesmo nos meses em que teve menos lucro.
Há dois motivos para isso: o primeiro é que ele ajuda na contribuição com o INSS, ou seja, ele possibilita a aposentadoria desse empreendedor.
O segundo motivo é que a pessoa que deixa de pagar a guia pode ser excluído da condição de Microempreendedor Individual e ter de começar a pagar a tributação completa.
Para emitir esse tipo de boleto, será necessário acessar o Portal do Empreendedor e fazer o que segue:
- Clicar em “Serviços”;
- Clicar em “Pague sua contribuição mensal”;
- Escolher a opção “Boleto de pagamento”
- Inserir suas informações
Boleto MEI de cobrança
Outra forma de boleto é aquele que o MEI emite para que os seus clientes paguem pelos seus serviços ou produtos.
Trata-se de um boleto bancário comum, como as empresas de maior porte emitem, e que pode ser de qualquer valor.
Por ser um boleto bancário, o ideal é que o Microempreendedor Individual escolha um banco para abrir uma conta empresa.
Uma vez que esse tipo de negócio se expandiu muito ultimamente, são muitos os bancos que têm serviços especialmente direcionados a ele.
Para esse boleto de cobrança, o MEI terá de acessar o sistema do seu banco e gerá-lo com um passo a passo que pode variar. Para saber como emitir, será necessário pedir explicação ao gerente.
Quando custa para emitir boleto MEI?
Esse é um serviço com tarifa, normalmente, mas ela não é igual em todos os bancos. Por isso, o Microempreendedor Individual pode procurar aquele que for mais baixo ou o pacote que dê a ele mais opções, como:
- Saques disponíveis na rede 24 Horas;
- Depósito em dinheiro ou em cheque;
- Agendamento de transferências;
- Possibilidade de identificar os clientes recorrentes e emitir boleto em menos tempo;
- Cartão de crédito;
- Transações facilitadas pelo QR Code;
- Pagamento de contas;
- Uso de máquinas de cartão de crédito;
- TED gratuito.
Vale a pena emitir boleto MEI para clientes?
Um dos grandes objetivos de quem se torna MEI é ter um negócio e economizar ao mesmo tempo; sendo assim, muitos ficam em dúvida se vale a pena emitir boleto de cobrança para os seus clientes.
Geralmente, essa dúvida é motivada pela necessidade de abrir uma conta empresarial no banco.